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DIRECIONAR O SOM USANDO O PALCO

Eu sumi do blog. Para quem escrevia pelo menos quinzenalmente, faz três meses que não posto nada, mas o motivo é nobre. Estou tomando outros rumos no meu negócio de educação executiva, ou no jargão do Empreendedorismo, "pivotei o business model". Essa pivotada tem consumido todas as minhas energias, mas sei que vai dar bons frutos, pois além do feedback positivo de potenciais clientes e parceiros, estou remando junto com um timaço de primeira qualidade. Na hora certa escreverei mais sobre isso!

O assunto hoje é USO DO PALCO. Não é fácil um apresentador/palestrante/professor usar bem o seu palco. As pessoas tendem a ficarem paradas ou no máximo balançando para frente e para trás, o que cansa o público.

E esta semana tive uma grata surpresa, pois assisti a uma aula do professor Danny Claro do Insper que usava com consciência e perfeição a técnica de DIRECIONAMENTO DE SOM através do posicionamento na sala de aula. Como assim?

Quando um aluno faz uma pergunta ou um comentário, a tendência do professor é chegar mais próximo dele, sobretudo se o aluno está sentado nas primeiras fileiras. É muito comum os professores caminharem na direção do aluno porque eles querem ouvir melhor o que está se perguntando ou comentando, e a percepção geral é que isso demonstra atenção e até carinho por parte do professor.

Entretanto, ao fazer isso, o aluno tende a baixar o volume da voz e os demais colegas não irão escutá-lo, isolando a conversa apenas entre o emissor do som e o professor. Como o objetivo de uma aula é que todos ouçam e também participem ativamente, o professor deve fazer justamente o contrário, ou seja, quando um aluno do canto direito estiver falando, o professor deve sutilmente caminhar para o lado esquerdo do palco, desta forma fazendo com que o participante aumente o volume da sua voz já que ele quer que o professor o ouça.

Por estar sentado no lado direito da sala e agora com o rosto virado para o lado oposto, o professor direciona o som do aluno para que todos os colegas possam escutar melhor.

Mas, ao se afastar, isso não deixa a impressão de que o professor está querendo fugir da pergunta ou menosprezando o comentário? Depende de como ele se afasta. No meu caso, eu vou caminhando lentamente para o outro lado, sem tirar os olhos do aluno que está participando, eu fico interagindo com ele enquanto estou me movendo para o lado oposto, e às vezes quando a sala permite, vou até o lado diametralmente oposto, fazendo o som cruzar a o ambiente inteiro. Muito importante: eu não darei as costas para ele, não pedirei para ele parar de falar enquanto eu me movimento e serei discreto neste direcionamento de som. Dessa forma, você não o perde e ainda agrega os demais colegas na discussão, que ficarão no meio do som cruzado, no meio do diálogo.

Existem outras formas positivas de se usar o palco, como MUDANÇA DE FOCO, EMPODERAMENTO DO PÚBLICO e APOIO AOS GESTOS, mas estes serão assuntos para posts futuros, que espero que não sejam daqui a três meses apenas!

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Comentários 1

Administrador em Segunda, 25 Setembro 2017 17:32

São vários os critérios que um palestrante/professor precisa se atentar durante a palestra, para prender a atenção do público presente, tais como : se movimentar pela sala/palco de um lado para o outro, gesticular conforme sua explanação e alterar a tonicidade da voz, principalmente nos momentos que precisa enfatizar o assunto. Estas ações fazem com que as pessoas fiquem mais atentas, interessadas e o aprendizado se torna mais eficaz e mais prazeroso.

A questão do direcionamento exclusivo do olhar para quem faz a pergunta, também é de grande valia. A pessoa se sente ouvida e percebe que o palestrante presta atenção no seu raciocínio, valorizando a sua presença.

O fato do palestrante se aproximar da pessoa para ouvir sua pergunta, geralmente pode fazer com que aluno abaixe o tom da voz e muitas vezes os demais presentes acabam se dispersando, pois não conseguem ouvir a pergunta. Neste caso o que pode funcionar é : palestrante repetir a pergunta no microfone, ou pedir para o mesmo repetir a pergunta falando mais alto para todos ouvirem .

A idéia é que todos participem do assunto, contribuindo com as informações e com a possibilidade de gerar opiniões diferentes.

São vários os critérios que um palestrante/professor precisa se atentar durante a palestra, para prender a atenção do público presente, tais como : se movimentar pela sala/palco de um lado para o outro, gesticular conforme sua explanação e alterar a tonicidade da voz, principalmente nos momentos que precisa enfatizar o assunto. Estas ações fazem com que as pessoas fiquem mais atentas, interessadas e o aprendizado se torna mais eficaz e mais prazeroso. A questão do direcionamento exclusivo do olhar para quem faz a pergunta, também é de grande valia. A pessoa se sente ouvida e percebe que o palestrante presta atenção no seu raciocínio, valorizando a sua presença. O fato do palestrante se aproximar da pessoa para ouvir sua pergunta, geralmente pode fazer com que aluno abaixe o tom da voz e muitas vezes os demais presentes acabam se dispersando, pois não conseguem ouvir a pergunta. Neste caso o que pode funcionar é : palestrante repetir a pergunta no microfone, ou pedir para o mesmo repetir a pergunta falando mais alto para todos ouvirem . A idéia é que todos participem do assunto, contribuindo com as informações e com a possibilidade de gerar opiniões diferentes.
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